Claims: checklist para avaliar o pleito

Tempo de leitura: 2 minutos

Reunir as informações adequadas, referenciar cada dado inserido na apresentação do pleito e uma série de itens importantes para dar credibilidade ao que está sendo reivindicado. Quais são os principais pontos que todo pleito não pode deixar de apresentar?

O pleito apresentado pela parte requerente precisa ser avaliado sob critérios bem claros e que facilitem a tomada de decisão da parte que está sendo interpelada. O que se tem percebido é que por não terem essa metodologia, a contratante tem até dificuldade para avaliar a documentação recebida, o que não é nada pouco em se tratando de relatórios, históricos, registros e uma série de outros ativos organizacionais.

Junte-se ou morra: é bom ter tudo bem elaborado na primeira vez
Junte-se ou morra: é bom ter tudo bem elaborado na primeira vez

A caricatura política do americano Benjamin Franklin foi criada por ele em 1754 no seu jornal na Pensilvânia (EUA). O objetivo era convocar as colônias para se unirem durante contra as regras e políticas dos Ingleses.  A ideia era que separados não teriam força para alcançarem seus objetivos, mesmo ainda como colonos.

Fazendo uma analogia à verdadeira luta de Franklin, agrupar os dados e dar a eles consistência é um desafio para quem apresenta o item pleiteado. Mais difícil ainda fica para quem vai receber a árdua tarefa de avaliar e por fim deferir ou indeferir a reivindicação.

Para tanto os critérios a seguir, fruto de pesquisas com empresas tanto contratantes como contratadas, já é um começo para orientar quem terá que avaliar um pleito. A ideia é se ter itens que serão checados de sua aplicabilidade e qualidade das informações.

O preenchimento da checklist a seguir também serve para mapear o pleito e se a reivindicação faz sentido e tem seu grau de fundamentação adequado.

Vejamos a tabela a seguir:

check-list de pleitos
Modelo de Checklist que deve ser adequado para cada tipo de projeto

Como podemos observa o seu preenchimento fará parte de um contexto maior, onde as questões técnicas (engenharia), contratuais (e legais) e financeiras serão levadas em consideração. Os avaliadores do pleito (é sugerido que seja uma equipe de 3 pessoas) terão oportunidade de na coluna observação inserirem comentários.

Outros critérios não listados poderão ser inseridos e os apresentados também podem ser ajustados, conforme cada tipo de negócio e projeto. Trata-se de uma sugestão de metodologia para avaliar a reivindicação recebida.

Sobre Hayala Curto

Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da NetProject. Doutorando em Informática, Mestre em Informática e Graduado em Ciência da Computação pela PUC-MG. MBA em Gerência de Projetos e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Tem mais de 20 anos de experiência profissional, coordenando projetos de TI e implantando Escritórios de Projetos em clientes de diversos portes e segmentos. Participou da abertura de 3 empresas. A primeira faliu, a segunda foi vendida e atualmente trabalha como CEO na terceira.
É certificado PMP desde 2005, PMI-SP e PMI-RMP, pelo PMI. Também é certificado IPMA-C, Prince2 e CSM. Apaixonado por Gerenciamento de Projetos, atua como docente na área, em cursos de pós-graduação/MBA, desde 2009.

Deixe um comentário